O LCCEM conta com uma excelente infraestrutura composta por um amplo espaço com bancadas para pesquisa e estudo, e diversos equipamentos que possibilitam desde caracterização estrutural de materiais cristalinos, nanocristalinos e amorfos até a síntese de novos materiais. Dentre os equipamentos disponíveis temos:

 

Difratômetros de alta resolução STOE Stadi-P (radiação de Cu e Mo)

O laboratório conta com dois difratômetros de raios X por policristais, modelo STADI-P, da Stoe, operando em modo de transmissão, utilizando radiação CuKα1 (λ = 1,54056 Å) e MoKα1 (λ = 0,7093 Å), selecionada por monocromadores curvos de Ge(111). Os fótons de raios X são detectados por detectores lineares (microstrip) de estado sólido (Mythen 1K), proporcionando alta resolução instrumental e tempos de coleta bastante reduzidos (da ordem de alguns minutos). 

 

Acessórios

  • Módulos para medida em transmissão usando folhas de acetato-celulose ou capilares

                                                              

 

  •  Estágio para aquecimento usando capilar (temperatura máxima do forno 1000 °C)

 

Programa Topas Academic V6 e acesso às bases de estruturas cristalinas

O LCCEM conta com dois computadores que possuem o programa Topas Academic V6 para análises estruturais com dados de difração de raios X e nêutrons, além de possibilitar o acesso às bases de dados de estruturas cristalinas

 

 

Microscópio ótico Leica DM 2700

aplicações de campo claro (BF), campo escuro (DF), polarização qualitativa (POL). E também equipado com um exio de luz transmitida. Opções de objetiva: 10x, 20x e 40x.

Acessórios: Câmera acoplada, para gravação de imagens e vídeos, e estágio de aquecimento Linkam LTS420 (até 400 oC).

 

 

 Moinho vibratório Retsch MM 400 

O moinho vibratório MM 400 para moagem a seco e a úmido de amostras pequenas. Vasos para moagem de aço inoxidável de 1,5mL, 5,0 mL e 10mL, com esferas de 3 e 5 mm.

 

 

ALV/CGS-3 (Dynamic Light Scattering e Static Light Scattering)

Equipado com:

  • Laser de HeNe polarizado (22mW), comprimento de onda λ=633 nm;
  • Correlator digital ALV7004;
  • Par de detectores APD operando em modo pseudo-correlação;

Por meio do equipamento é possível obter o raio hidrodinâmico, índice de polidispersividade (DLS) e raio de girao (SLS) de partículas.

 

 

 

 

Destilador de água ultra-pura

 

 

 

 Capela com exaustão