O Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais (LCCEM), coordenado pelo Prof. Dr. Fabio Furlan Ferreira, está localizado no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ele foi criado em 30 de novembro de 2011 e tem como foco a caracterização das propriedades estruturais de materiais orgânicos e inorgânicos, principalmente pelo uso da difração de raios X por policristais. As facilidades do laboratório estão disponíveis a colaborações internas e externas, tanto no âmbito acadêmico quanto no setor privado. Os docentes do laboratório possuem vasta experiência no uso de técnicas de luz síncrotron e difração convencional, atuando em temas como caracterização de polimorfos de insumos farmacêuticos, quantificação de fases pelo método de Rietveld e determinação de estruturas cristalinas com dados de difração de raios X por policristais. Veja mais sobre nossos equipamentos e potencialidades de análises acessando a aba "Infraestrutura".